Seja bem-vindo (a)! Sua visita é de número:

quinta-feira, 12 de abril de 2012

11. Portugueses e escravos africanos estão nas raízes da Música Popular Brasileira.

Portugueses e escravos africanos estão nas raízes da Música Popular Brasileira.

Referência:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-da-musica-popular-brasileira-7.php


Portugueses e escravos africanos estão nas raízes da Música Popular Brasileira.

27 de Setembro.

Portugueses e escravos africanos estão nas raízes da Música Popular Brasileira.
A maior parte da influência portuguesa se refere ao instrumental, ao sistema harmônico, a literatura musical e a de formas.
Pôr sua vez, a contribuição maior africana, foi no campo da diversidade de rítimos e algumas danças folclóricas que se consagraram no Brasil.
Os indígenas, povos primitivos aqui de nosso país, muito pouco contribuíram, apenas algumas danças como o cateretê que ainda hoje é dançado no norte do país onde se enquadram ainda em Músicas Que Fazem Sucesso.
Com o desenrolar de um maior intercâmbio entre as nações da Europa e das Américas, foram agregando-se a nossa música, outros rítimos como por exemplo o bolero, vindo da Espanha, a valsa e a polca, vindas da Alemanha, como tantas outras influências que foram se incorporando, ao longo dos anos, a música popular brasileira.

Porém, o Lundu, de origem africana, de natureza sensual e humorística, ao lado do Cateretê indígena, está encravado nas raízes da nossa música e de nosso folclore.
Importante salientar que na Metrópole portuguesa não aceitava esse tipo de música surgida na colônia portuguesa (Brasil), mas aqui era muito bem aceita.
Tanto é assim, que logo surgiram as modinhas. Que tiveram em Domingos Caldas Barbosa, um de seus principais interprete e criadores.
Canção muito simples e de fácil acompanhamento, apenas um violão.
Da modinha para frente, o desenvolvimento e o surgimento de novos rítimos na musica popular brasileira, foi um festival de novidades, como foi o caso do Choro, ou chorinho como é mais conhecido.


Pixinguinha e um grande número de comparsas seus, imortalizaram o chorinho, ao som de um cavaquinho e um pandeiro. Ritimo alegre e contagiante movimentou o cenário artístico brasileiro.
Flauta, cavaquinho e violão, instrumental básico desse ritimo. Pena que Lojas de CDs não existiam para imortalizar sucessos que com certeza se perderam no tempo pelo não profissionalismo dos músicos daquela época, onde a criação era um bem maior do que o dinheiro.
A música popular brasileira não parou no chorinho.
Os compositores brasileiros começaram a produzir aprofundando suas raízes em temas e rítimos brasileiros, embora a influência estrangeira. Existem Loja Instrumentos Musicais que tem muita coisa sobre a historia da MPB.


Com o advento de Teatro de Revista e suas vedetes do Teatro Rebolado, a divulgação das músicas ganhou um forte aliado, pois as vedetes atraiam muita gente aos teatros, surgindo assim, uma grande oportunidade de profissionalização dos meios artísticos e musicais.
O Radio, foi talvez, o meio de comunicação que mais ajudou na divulgação da música popular brasileira.
Quem não se lembra de Dolores Duran, Ângela Maria e outros, como Nelson Gonçalves, Orlando Silva e tantos outros verdadeiros astros da música popular brasileira, que alcançaram a fama através do Radio Cantar o samba de Ari Barroso, a Boca Nova de Caetano Veloso é sem dúvida, uma gloria para a nossa música popular brasileira que pode assim criar um conserto musical de primeira grandeza.
Hoje é fácil ter acesso às Letras de Músicas, através do acesso à Internet.

Fonte:
www.bicodocorvo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário